Semana passada estive no CBTD 2009 – Congresso Brasileiro de Treinamento & Desenvolvimento. Caminhando pelas salas e pelos stands dos expositores, pude novamente reforçar o pensamento que tenho a respeito da importância do networking... Cada vez mais temos que estar juntos, próximos aos acontecimentos e às pessoas.
Muitas vezes, quando vamos a um evento, não gostamos muito do conteúdo ou achamos que não foi totalmente produtivo, como esperávamos. (O que não foi o caso do CBTD, obviamente, que teve um ótimo conteúdo e que vou comentar aqui em outras oportunidades).
Mas, se fizermos um novo contato, uma nova amizade, uma nova conexão, certamente esse evento terá tido muito mais valor do que somente pelo conteúdo apresentado.
Conhecer, conversar, debater... verbos que devem estar presentes na mente de todos os profissionais, e especialmente na mente dos profissionais de RH. O que é a nossa área se não entender como as pessoas pensam, o que elas querem, no que elas acreditam? Como fazer essa conexão com as necessidades das organizações, atingindo os resultados e mantendo as pessoas felizes em seus trabalhos? E como saber isso sem conversar, sem trocar experiências, sem ouvir, sem conhecer realidades diferentes?
Temos muito para evoluir nessa área, mas essa evolução começa conosco...
Sugiro que cada um de nós estabeleça um objetivo mais ou menos assim: “Quantas pessoas novas vou conhecer em 2010?” E siga fielmente esse objetivo.
Apesar de toda a tecnologia, acredito muito que não é possível viver sem o contato com outras pessoas!

Nenhum comentário:
Postar um comentário