sexta-feira, 14 de maio de 2010

Não há Desenvolvimento sem Feedback



A Revista Ser Mais desse mês traz uma reportagem do consultor Bernardo Leite, sobre um assunto que deveria estar na pauta de todos os gestores: FEEDBACK.

Essa importante ferramenta de desenvolvimento parece que ainda causa medo e desconforto para os líderes, que muitas vezes “fogem” de seus liderados, deixando-os sem um direcionamento, sem uma resposta de realmente estão no caminho certo.

Descrevo aqui alguns trechos dessa reportagem e meu comentários...

Como caminhar na estrada do desenvolvimento sem o apoio de uma métrica indispensável por meio do feedback, tanto dos nossos superiores como clientes, sócios, pares e até conhecidos?

E eu ainda incluiria... por que não pedimos feedback para os nossos liderados?

“Qual a empresa que não se preocupa em saber qual é o feedback do cliente e do mercado?

E se a presença do feedback é indispensável para nosso desenvolvimento profissional e pessoal, é a sua ausência que deve ser alvo da nossa atenção.

Nós, seres humanos, não ficamos sem respostas às nossas expectativas. Se não temos resposta, criamos uma. E geralmente a resposta que criamos é sempre contaminada por circunstâncias desfavoráveis.

Isso quer dizer que a ausência de feedback nos causa sérias dificuldades em geral como, por exemplo no âmbito profissional, nos causa desmotivação, insegurança, baixa auto-estima, entre outros.

Cada gestor, no seu papel de desenvolvedor de pessoas, deve lembrar que toda orientação feita de forma positiva, irá agregar valor tanto para o seu liderado quanto para a empresa, no alcance dos seus objetivos e metas.

Não temos mais tempo a perder, pensando e tentando descobrir aquilo que pode ser facilmente discutido e reorientado.

Comece hoje... marque na sua agenda... tente praticar o feedback pelo menos uma vez por semana... e certamente sua equipe será muito mais produtiva e comprometida com aquilo que está indo bem e aquilo que ainda precisa ser melhorado.

"Lembre-se de que os vencedores fazem aquilo que os perdedores não querem fazer." - H. Jackson Brown Jr

Um comentário:

  1. Ai que orgulho que eu tenho dessa minha orientadora! rs
    Isso vai me ajudar mto no meu artigo!
    Bjs
    Vivian

    ResponderExcluir