Diante
de desafios crescentes, da avalanche de informações e de metas agressivas, as
competências mais exigidas na contratação dos executivos brasileiros, hoje,
são ligadas à gestão. Atributos
como capacidade de liderança, foco para resultados e visão estratégica são os
mais valorizados, revela a pesquisa Datafolha feita com profissionais de RH.
As
competências que parecem subjetivas e abstratas, estão intimamente ligadas a
resultados. Segundo os consultores, não adianta ser um líder carismático sem
atingir objetivos. Tampouco funciona um time que bate metas, mas tem um relacionamento
problemático.
“O líder
precisa inspirar, desafiar e motivar a equipe a realizar seu potencial máximo.
Para isso, tem de ser capaz de fazer com que cada um e todos aceitem o desafio
e sintam que são revelantes”, explica Jorge Antonio Dib, diretor de relações
com o mercado da Serasa Experian e da Experian América Latina que comanda 800
profissionais.
Cabe
ainda ao executivo ter clareza dos objetivos da empresa e construir planos para
atingir esses resultados, completa Eduardo Marques, diretor de Operações da
Divisão de Negócios Executivos da EMA Partners Brazil, empresa de recrutamento. “Já a
visão estratégica vem da capacidade de antecipação, da observação de relações
de causa e efeito e da identificação de cenários futuros”, afirma Marques.
DEMISSÃO
Ao mesmo
tempo que a capacidade de liderança é um requisito para o emprego, sua falta é
uma das principais causas de demissão (11%), ao lado do não cumprimento de
metas (34%), da dificuldade de relacionamento (25%) e da falta de competência
ou experiência (16%).
Para Cláudio Vilardo, Diretor da Divisão de
Negócios Norte/Nordeste da Kimberly-Clark, de produtos para higiene, o não
cumprimento dos objetivos está relacionado principalmente à definição da meta
ou à sua execução, o que envolve o relacionamento com a equipe.
Silvia
Gerson, consultora da Stanton Chase, multinaioncal de seleção de executivos,
diz que outro fator que mina o resultado do trabalho é a falta de transparência
da empresa em relação às metas e às condições de trabalho.
“Muitas
vezes, o profissional é contratado acreditando que encontrará um cenário ‘x’ e,
quando chega à empresa, percebe que não tem as ferramentas para trabalhar, seja
por um corte de funcionários, seja porque foram definidas metas muitos
agressivas sem seu conhecimento.”
COMPETÊNCIAS
EXIGIDAS:
Gestão –
73%
.
Capacidade de Liderança – 43%
. Foco
para resultados – 25%
. Visão
Estratégica – 23%
Perfil –
45%
. Ser
assertivo – 16%
. Ser
flexível – 16%
Comunicação
. Ter
capacidade de se relacionar, interagir, influenciar e ter relacionamento
interpessoal – 25%
Outros
Cursos
. Ter
formação técnica – 11%
. Ter
inglês fluente – 7%
. Ser
bilíngue – 7%
Formação
Acadêmica – 7%
Conhecimento
em tecnologia de informática – 7%
Coerência
Curricular – 2%
Por Maria Carolina Nomura - Pulicado na Folha de São de Paulo em 06/11/2011
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