quarta-feira, 23 de maio de 2012

Enquanto o Feedback não vem...

O tempo passa, as pessoas mudam e as reclamações parecem ser as mesmas. Por onde ando e com quem eu converso, sempre ouço a mesma queixa: “Meu gestor não me dá feedback”, “Não sei se estou indo bem ou mal”, “Só no fim do ano que ele fala comigo e geralmente, tenho surpesas desagradáveis”.

Esses comentários têm me feito pensar ainda nesse importante papel da liderança. Por que os líderes não conseguem falar com os seus funcionários? Por que é tão difícil dizer para ele se está indo bem, no caminho certo, ou se precisa alterar a “rota”?

Qualquer curso de liderança, por mais básico que seja, vai falar sobre Feedback. Já sabemos o seu conceito, já sabemos que deve ser encarado como um “presente”, que deve ser construtivo e que temos que refletir e tirar o melhor daquilo que nos foi dito, ajudando-nos a crescer, melhorar, evoluir.

Mas, quando ele não vem... a situação fica difícil. O que fazer? Como vou saber se o que estou fazendo está dentro das expectativas do meu gestor e da organização.

Eu concordo que dar feedback é papel da liderança, mas se ela não o faz, por que não tomamos a iniciativa? Ou então, por que não nos preparamos com as ferramentas que temos para o momento em que essa conversa acontecer (o que geralmente acontece no momento da Avaliação de Desempenho)?

Pensando nisso, reuní aqui algumas dicas para que você não tenha surpresas no momento da sua sessão de feedback, ou pelo menos esteja mais preparado para contestar o que lhe for dito, se não estiver de acordo.

Vamos lá:

1 – Procure o seu gestor para conversas informais. Tente observar o que ele tem dito a respeito do seu trabalho, qual a opinião dele sobre o seu desempenho.

2 – Peça feedback formal. Se o papel da liderança é dar feedback, o papel do funcionário é pedir! Aproveite os momentos de reunião para revisão de projetos e atividades em geral e diga a ele que quer estar atento aos objetivos planejados para você e, que saber como você está indo, é importante para que tenha tempo de adaptar-se às expectativas da empresa, se necessário. Muitas vezes, o seu gestor não te dá o feedback porque não sabe o quanto isso é importante para você. Mostre a ele que quer sim, ouvir a opinião dele sobre o seu trabalho!

3 – Se o seu gestor realmente não lhe abrir espaço para os pontos acima, procure o feedback através de seus pares, clientes, liderados (se os tiver). Algumas empresas têm processos de Avaliação 360°, onde você consegue obter feedback de uma forma estruturada de várias pessoas com as quais mantém contato. Essa é uma opção muito válida, mas se na sua empresa não tiver, chame aquelas pessoas as quais você confia para uma conversa individual e informal e pergunte o que tem achado do seu trabalho e quais dicas ela tem para te ajudar.

4 – Conheça o plano de competências da empresa, isto é, quais são as competências técnicas e comportamentais que são esperadas da sua posição e faça uma auto-avaliação. Seja crítico ao observar o quanto você tem se empenhado para estar dentro do que é esperado (ou até excedendo) o nível de competências exigidos para a sua posição.

5 – Se sua empresa não tem um plano de competências, faça uma auto-avaliação em cima das competências que, na maioria das vezes são básicas para qualquer organização e função: Comunicação, Trabalho em Equipe, Liderança, Iniciativa, Resiliência... E o mais importante, faça um Plano de Ação para melhorar aquelas competências que precisam de uma atenção.

6 – Faça uma “Diário de Bordo”. Mantenha anotações de todas as suas conquistas ao longo do ano: projetos de sucesso, orientações que você tenha dado a profissionais, cursos que realizou, objetivos mensuráveis atingidos (custos, qualidade, produtividade, etc). Com essas informações, você estará mais preparado para mostrar para o seu gestor o que realmente fez durante o ano.
O mais importante de todo esse processo é não jogar a responsabilidade nas mãos do seu gestor. Lembre-se que a carreira é sua. Ele pode ou não querer te dar um feedback e isso, muitas vezes, não vai deixá-lo numa situação muito difícil. Agora, sua carreira sim... um ano todo sem desenvolvimento, pode significar uma “parada” crítica na sua evolução de carreira. Portanto, corra atrás! E não se esqueça... Procure a área de Recursos Humanos da sua empresa. Eles geralmente conseguem te ajudar nessas dicas, ou até falar com o seu gestor.

Boa Sorte!


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