Todos nós
já sabemos que ter um líder não preparado pode ser péssimo para a nossa
carreira. Afinal, é na liderança que buscamos inspiração, é pelo líder que
fazemos “algo a mais”, é ele que nos impulsiona a crescermos, a buscarmos o desenvolvimento.
Ou não. A falta de preparo de liderança é uma queixa muito comum entre a
maioria dos profissionais com quem converso, sejam eles de empresas pequenas ou
grandes.
Mas um
outro dado é ainda mais alarmante. Em um texto publicado recentemente, Robert
Hogan, psicólogo expert em testes de personalidade, afima que 75% dos
empregados ativos dizem que o pior aspecto do seu trabalho, aquele aspecto mais
estressante, é o seu superior imediato. E ele complementa dizendo que gerentes ruins criam um custo enorme para a
empresa com assuntos relacionados à saúde, pois a maior causa do stress na vida
moderna está relacionado à gestão ruim.
Entendendo
os fatos: um gerente ruim pode ser responsável pela sua dor de cabeça, gripe,
dores nas costas, etc. Isso porque o estress negativo afeta o nosso sistema
imunológico e consequentemente, nos deixa mais vulneráveis à doenças em geral.
Stress faz
parte da nossa rotina. O stress considerado saudável nos ajuda a mover, a ir
atrás daquilo que queremos, a dar respostas para as nossas expectativas e a
atingir objetivos. Entretanto, é preciso saber gerenciar o stress, para que ele
não ultrapasse o nível aceitável que um ser humano é capaz de lidar.
É
importante lembrar que existe um papel fundamental do líder nesse processo. Um
líder bem preparado precisa ser capaz de identificar qual é o limite de stress
“aceitável” para cada um de seus funcionários, uma vez que não somos todos
iguais e reagimos de maneira diferente às situações cotidianas.
Ao
funcionário, também cabe cuidar para que entenda qual é o “ritmo” daquela
organização, o quanto ele está disposto a adaptar-se a esse ritmo e à forma
como o stress é gerenciado.
Essa frase
de Hogan pode ilustrar bem essa questão: “As pessoas escolhem os trabalhos que
não são ideais para eles. A realidade do mercado de trabalho hoje é ter uma
oferta de emprego sem pensar se é o lugar certo para eles. Isso leva à
insatisfação e queixas. E eles podem querer culpar seus líderes por isso.”
Para
auxiliar líderes e funcionários na gestão do stress, quero deixar aqui algumas
dicas que podem ser úteis e que farão a diferença na hora de cuidar da nossa
saúde.
DICAS PARA
OS FUNCIONÁRIOS
. Mude sua forma de pensar:
-
Pare de achar que tudo é uma “catástrofe” sempre supondo o pior. Tenha um
pensamento positivo.
-
Desenvolva uma maneira positiva de se expressar. Olhe para as histórias que
viveu e reflita sobre os eventos ocorridos, as lições aprendidas, as boas
experiências e o mais importante: sem exageros negativos.
-
Tenha senso de humor. Mude a forma como você reage às pessoas e aos eventos.
Bom humor sempre faz a diferença.
-
Tenha expectativas realistas.
. Mude o seu Comportamento:
- Encontre o seu ritmo de trabalho,
tire um tempo para si mesmo. Dê-se uma pausa.
-
Encontre tempo para o lazer verdadeiro.
-
Concentre-se para tirar mais proveito do seu tempo. Fazer muitas coisas ao
mesmo tempo raramente funciona e só gera mais stress.
-
Diga o que você realmente pensa, passando uma mensagem clara. Melhore suas
habilidades de comunicação.
. Mude seu Estilo de Vida:
-
Construa uma rede de apoio. Passe mais tempo com pessoas que podem lhe dar
conselhos honestos e perspectivas positivas. Cerque-se de pessoas positivas e
divertidas.
-
Cuide de si mesmo – faça exercícios regularmente, durma o suficiente, coma de maneira
inteligente e saudável.
DICAS PARA OS LÍDERES
. Comunique-se e “Conecte as Pessoas”:
- Seja claro e honesto ao
comunicar-se. Reduza a ambiguidade e verifique a compreensão das pessoas em
relação ao que você falou. Lembre-se que comunicação não é o que você disse,
mas sim o que as pessoas entenderam.
-
Trate os funcionários com respeito.
-
Ouça atentamente para entender o conteúdo e as emoções. Faça perguntas para
esclarecer as suas dúvidas. Parafraseie.
. Reconheça
- Diga “obrigado” para o seu
funcionário na frente da equipe.
-
Envie e-mails ou cartões agradecendo e reconhecendo o bom trabalho.
-
Se possível, faça reconhecimentos financeiros, ou então programe outras formas
de comemoração: eventos, jantares, café da manhã, etc.
. Seja Flexível quando possível
- Dê aos funcionários a
flexibilidade necessária para gerenciarem seus trabalhos e responsabilidades.
-
Tente remover os obstáculos que seus funcionários possam ter no trabalho.
-
Trabalhe com seus funcionários para ajudá-los a desenvolverem o senso de
controle e comprometimento com o trabalho.
. Lidere pelo Exemplo e Renove-se
- Encoraje as pessoas a trabalharem
o máximo possível dentro do horário de trabalho, sem horas extras. E faça o
mesmo.
-
Encoraje as pessoas e terem vida social. Tenha vida social você também.
-
Facilite um ambiente de trabalho alegre, divertido e responsável. Um ambiente
“leve” é a base para minimizar o stress.
-
Incentive-os a tirarem férias. E tire férias você também.
. Monitore e Intervenha quando necessário
- Identifique casos críticos na sua
equipe e chame para uma conversa privada e informal, buscando entender as
razões. Muitas vezes o desempenho baixo pode estar associado à problemas
pessoais e você, como líder, precisa entender, respeitar e ajudar, se possível.
-
Dê feedback com base nos comportamentos e desempenho observados. Tenha um
histórico registrado dos funcionários, tanto do bom, quanto do mal desempenho.
-
Expresse preocupação genuína com as pessoas, ouça o que elas têm a dizer e faça
sua parte.
Gerenciar o
stress é mais do que uma necessidade. É uma obrigação para quem deseja ter uma
vida saudável e produtiva.
Boa sorte!
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