terça-feira, 19 de março de 2013

Síndrome de Burnout... Você já ouviu falar?



Pressão exagerada em busca de resultados, altas exigências com a qualificação profissional, produzir cada vez mais com cada vez menos... Esses e outros cenários são cada vez mais constantes na vida dos profissionais. Aqueles que vivem nas grandes cidades ainda carregam consigo o trânsito caótico, o medo constante da violência, a pressão do tempo... 

Essa realidade está cada vez mais presente nas organizações: funcionários desmotivados, estressados e em alguns casos, até depressivos. É cada vez mais comum ouvir frases do tipo: "As organizações estão doentes!" "Não aguento mais essa pressão!"  "Vou pedir demissão hoje!"

E então, fica a pergunta: Que mundo é esse que estamos vivendo?

Você já deve ter ouvido falar da Síndrome de Burnout. Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, pode ser traduzida como uma exaustão física, emocional e mental, causada por condições e demandas de trabalho desgastantes. Profissionais cuja atividade requer envolvimento interpessoal direto e intenso, são mais propensos a apresentar esse transtorno, dentre eles profissionais da área da saúde, educação, recursos humanos, policiais, assistentes sociais e mulheres que enfrentam dupla ou tripla jornada de trabalho.

Dentre os sintomas mais comuns estão:

* Sintomas Físicos:
- Baixa energia
- Problemas relacionados ao sono
- Imunidade baixa
- Doenças frequentes
- Dores de cabeça, de estômago, etc

* Sintomas Emocionais:
- Falta de motivação
- Irritabilidade e nervosismo constantes
- Dimimuição da satisfação no trabalho
- Desilução com o emprego
- Depressão
- Mudanças bruscas de humor

*Sintomas Comportamentais:
- Busca pelo isolamento
- Redução do comprometimento
- Procrastinação
- Aumento do absenteísmo
- Dificuldades de concentração
- Problemas alimentares
- Uso de álcool, drogas, etc.

Mas, o que fazer quando você identificar alguém na sua equipe com esses sintomas? Como saber se é realmente a Síndrome de Burnout? Claro que é necessário a opinião de um especialista para a realização de um diagnóstico preciso. Entretanto, como gestor (ou colega de trabalho), você pode tomar algumas atitudes que podem ajudar:

- Fale das suas observações com o profissional. Diga a ele que vem observando o seu comportamento e que está disposto a ouvi-lo e ajudá-lo.
- Encoraje o profissional e falar dos seus sentimentos e percepções. Ouça com empatia.

- Ajude-o a solucionar os problemas que estão ao seu alcance.

- Procure ajuda especializada se for o caso: médico do trabalho, assistência social, psicólogo, etc.
Se você é gestor desse profissional, algumas ações adicionais devem fazer parte do seu escopo de trabalho:

- Estabeleça metas claras e realistas.
- Dê ao profissional a autonomia necessária para controlear os elementos do seu trabalho: agenda, maneira de trabalho, etc.

- Facilite a gestão da vida profissional x pessoal do profissional. Menos controle e mais compromisso funcionam bem.

- Encoraje sua equipe a ter pequenas “paradas” no trabalho: um café, um bate-papo...
- Remova aqueles obstáculos que estão ao seu alcance.
- Discuta os prazos antes de simplesmente estabecê-los.
- Dê os recursos necessários para a realização do trabalho: ferramentas, conhecimento, informação, tecnologia, etc.
- Seja aberto, presente e conectado os seus funcionários.
- Dê feedback, fale a verdade, use os erros como oportunidade de crescimento
- Reconheça e recompense sempre que possível, o bom trabalho.
- Fale com os seus funcionários. Tente fazer isso mais vezes face-to-face do que por email ou telefone.
Parece difícil de acreditar, mas a grande queixa dos funcionários é a de que seus líderes ficam distantes, mal sabem o que se passa durante a sua rotina e raramente não feedback. . Lembre-se que, como gestor, é sua responsabilidade garantir um bom ambiente de trabalho. E isso passa pelo seu papel de ouvinte, de encorajador e de direcionador.

Para finalizar, quero deixar algumas dicas para que você, como profissional,  possa se prevenir e evitar a Síndrome de Burnout, tendo uma vida mais saudável:

- Estabeleça metas realistas. Deixe o perfeccionismo de lado
- Delegue atividades sempre que possível e/ou peça ajuda. Não queira fazer tudo sozinho

- Faça listas com as tarefas diárias a realizar. Comece pelas mais importantes.

- Reduza as interrupções. Saiba falar “não” quando necessário.
- Procure sempre pelo seu gestor: se você está se sentindo sobrecarregado, negocie as prioridades. Se não está se sentindo motivado, peça por projetos/atividades mais desafiadoras.
- Reserve um tempo para praticar atividades físicas. Elas farão muita diferença!
- Reserve um tempo para o lazer, para as férias...
- Construa uma rede de relacionamentos e suporte. Assim como você pode ajudar a alguém, sempre tem alguém que pode ajudá-lo.
Cuide de você, da sua equipe e dos seus colegas de trabalho. A Síndrome de Burnout pode estar presente no nosso círculo de amizades e muitas vezes, as pessoas não têm todas as informações necessárias para detectá-las e tratá-las adequadamente.

Você pode fazer a diferença !

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