Já falei
aqui em alguns posts sobre a importância do feedback no desenvolvimento das
pessoas. Já sabemos que feedback é um presente e que, quando bem direcionado,
nos ajuda a identificar oportunidades de melhoria e enxergar nossos “gaps”.
Mas será
que estamos realmente preparados para receber esse “presente”? Mais do que
isso, o que fazer com esse presente? Quero dizer, como tratar esse feedback,
especialmente o negativo, para que ele realmente possa trazer efeitos positivos
para a sua carreira e até para a sua vida pessoal?
A gente
sabe que nem sempre é fácil ouvir aquilo
que não queremos, ou seja, quando alguém nos fala algo que não condiz com a
imagem que temos de nós mesmos, nossa tendência é reagir, não concordar e se
fechar para a mensagem... Lembre-se que as nossas intenções podem ser
diferentes dos comportamentos que expressamos. Por exemplo: você pode ter a
intenção de ser simpático com as pessoas, mas quando chega aos escritório, mal
tem tempo para dar “bom dia”... Isso pode ser encarado como antipatia, o oposto do que você imagina estar passando para as pessoas.
Por isso acredite... Quanto
mais preparado você estiver, mais fácil será entender e interpretar o feedback,
tomando para si aquilo que realmente faz sentido e que pode te ajudar a
melhorar comportamentos que serão úteis para você.
Deixo aqui então algumas dicas:
1 – Primeiro ouça, sem interrupções ou argumentos: no momento em que alguém nos diz algo que não esperamos sobre nós mesmos, nosso primeiro impulso é buscar argumentos e justificativas. Ao fazer isso, você pode quebrar o vínculo com a pessoa que está lhe dando o feedback e pode perder informações importantes que serão úteis para o seu desenvolvimento.
2 – Peça Exemplos: Ouvir atentamente não significa não falar absolutamente nada! Se não ficou claro para você o que a outra pessoa quis dizer, peça exemplos de situações onde ela pode perceber o seu comportamento. Quanto mais fatos você tiver, mais fácil será aceitar o feedback. Não tente “decifrar” a mensagem... Pergunte, quantas vezes forem necessárias, mas não faça interpretações.
3 – Reflita: de tudo o que você ouviu, pode ser que algumas coisas lhe sirvam e outras, nem tanto. O mais importante é refletir, ver o que faz sentido e o que você acredita que pode mudar. Muitas vezes, especialmente no ambiente corporativo, alguns comportamentos precisam ser ajustados, de acordo com a missão, visão e valores da empresa. Mudar para adaptar-se à esses valores faz parte do nosso papel profissional, desde que você esteja disposto a isso sem ferir o seus próprios valores.
4 – Valide o Feedback: um outro ponto importante é sobre quem está lhe dando o feedback. Muitas vezes, não “validamos” a pessoa a qual está falando conosco e por isso, nossa tendência é se fechar para a mensagem. Se a pessoa que lhe deu o feedback não tem sua credibilidade, ouça o que ela diz e procure validar a mensagem com outras pessoas. Pergunte para àquelas pessoas nas quais você confia, o que elas pensam a respeito de determinado comportamento seu. Assim, ouvindo de outras pessoas, fica mais fácil aceitar o feedback.
5 – Controle sua Emoção: chorar, xingar, gritar, bater a cabeça na parede... nada vai melhorar a situação. Comportamentos assim só deixarão mais explícito que você está negando o feedback recebido. Respire fundo, pense, acalme-se e reflita. Se ficar muito abalado com o que ouviu, peça um tempo à pessoa que lhe deu o feedback e volte a falar com ela quanto estiver mais calmo... mas jamais perca o controle.
6 – Assuma o Compromisso de Mudar: se o que você ouviu fez sentido para você, trace um plano de ação consigo mesmo. Estabeleça metas, prazos e a forma como você irá trabalhar para melhorar o ponto de desenvolvimento identificado. Além disso, faça uma auto-avaliação periódica e também peça novos feedbacks para acompanhar sua evolução.
Lembre-se que errar não
é sinônimo de fracasso. É através do erro que nos desenvolvemos e aprendemos a
fazer melhor. Se alguém se dispôs a dar o feedback para você a partir do seu
erro, é porque acredita que você tem capacidade para melhorar. E isso é um
ponto positivo! Grande parte dos profissionais os quais converso, reclama
exatamente da falta de feedback. Portanto, encare esse processo com
naturalidade e como um presente realmente, ainda que não seja aquele presente “desejado”...
Tenha certeza que ele pode ser útil a você! Basta aceitá-lo abertamente, e usá-lo
da melhor maneira possível.
Que saber mais? Assista a um trecho do vídeo "Janela de Johari", que trata exatamente do assunto Feedback.
Falarei mais sobre esse conceito em outros posts por aqui.
Abraços!!
Muito bom Milena! Como sempre, um excelente texto e uma ótima colocação no último parágrafo do item Reflita. Abraços.
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