sexta-feira, 17 de maio de 2013

Conectados?




Hoje fui almoçar com 4 amigas com o objetivo inicial de comemorar o resultado de uma semana de trabalho num projeto... Como sempre, almoçar com as amigas é muito bom, porque relaxamos, rimos, contamos histórias... sem julgamentos, sem comentários... somente pelo prazer de ouvir e de compartilhar!

Acontece que num determinado momento da conversa, começamos a falar das coisas que fizeram parte do nosso passado... Falamos de internet discada (sim, tentamos imitar aquele barulho que fazia enquanto você tentava conectar...rsrsrs), das tele-mensagens, da máquina de datilografia, da máquina fotográfica com filme de 36 poses, do curso de computação onde se aprendia DOS, da ficha telefônica, entre outros “dinossauros”...

Uma das amigas tem menos de 20 anos e óbvio que ficou perdida no meio de várias coisas que falávamos...

Num determinado momento da conversa, me peguei pensando... não faz tanto tempo assim que isso aconteceu! E como as coisas mudaram!! Tudo hoje é muito rápido, todo mundo está conectado, as informações chegam a cada segundo de milhares de fontes diferentes... Claro que há infinitas vantagens nisso tudo. Nossa vida facilitou em muitos sentidos com o avanço estrondoso da tecnologia. Mas também fiquei pensando o quanto perdemos: perdemos o bate-papo informal, perdemos o prazer de escrever (já que hoje, quantos menos caracteres, melhor!), perdemos o convívio com outras pessoas...

 E nesse momento, a tecnologia me assusta... como será que nossos filhos e netos viverão? Será que saberão que um dia, foi possível viver sem o computador? Ou sem aquele aparelho chamado celular?
Pois é, às vezes eu acho que precisamos voltar a pensar nisso. Estamos trocando as relações pessoais pelas amizades virtuais... Somos cada vez mais dependentes e reféns dos aparelhos eletrônicos que invadem a nossa vida por todos os lados.

No mesmo restaurante, numa mesa ao lado na nossa, havia um grupo de crianças de aproximadamente 10 a 12 anos. Engraçado que, quando levantamos para irmos embora, olhei para a mesa... e adivinha? Todos, isso mesmo todos os garotos na mesa estavam mexendo em seus celulares.

Parece coisa de louco? Sim, talvez... Mas é a realidade que vivemos... 

Por isso o meu convite é para que você pare e reflita um pouco sobre quais momentos você pode deixar a tecnologia de lado e voltar a viver como há 15 ou 20 amos. Tente fazer um exercício de, pelo menos 1 vez ao dia, fazer algo onde você não precise do seu computador ou do seu celular... Ao invés de ligar para aquele seu amigo, por que não tentar encontrá-lo pessoalmente? Ao invés de escrever a mensagem de Parabéns na linha do tempo do Facebook, por que não passar e dar um abraço? Coisas simples... que possam resgatar os valores da convivência, da companhia, do “estar presente”...

E que essa experiência seja muito prazerosa para você, assim como é prazeroso poder estar “conectado” sempre e em qualquer lugar!

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário