Compartilhar... Aprender... Ensinar... Esse espaço reflete aquilo que penso... as minhas preocupações, as minhas crenças e meus valores... Um pouco do que vejo sobre temas de Vida e Carreira... sobre os desafios de sermos melhores a cada dia, como pessoas e profissionais... Seja bem-vindo!
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Os Líderes são Felizes?
Uma reportagem na Revista T&D, edição 162, me chamou a atenção: Paulo Alvarenga, da Crescimentum Consultoria, a qual tenho grande apreço e admiração, fala sobre “A alma da Liderança” e declara: “Líderes são pessoas felizes, pois não dá para ser infeliz e ser um grande líder”.
Confesso que ao ler essa frase, logo de cara, fiquei questionando até que ponto isso fazia sentido. E então comecei a me recordar dos líderes que passaram pela minha vida, dos líderes que conheci e da forma como eles lidavam com as pessoas no ambiente de trabalho. Então, pude constatar que realmente os grandes líderes são pessoas que fazem a diferença na vida e deixam sua marca, não apenas pela suas capacidades técnicas, mas principalmente pela PAIXÃO que colocam em tudo que fazem, pelo brilho nos olhos, pela vontade e determinação em atingir seus objetivos através e para as pessoas.
Quero compartilhar com vocês um trecho dessa reportagem, onde o autor fala sobre a qualidade dos líderes extraordinários:
Primeira Qualidade:
- Dedicam tempo para fazer perguntas a si mesmos;
- Eles refletem sobre: “Quem sou eu”, “O que eu desejo”?
- O líder extraordinário tem “tempo para reflexão diária”.
Segunda Qualidade :
- Têm autoestima elevada;
- Vão além da auto-imagem, que é quando os líderes não se preocupam com o que as pessoas pensam sobre eles.
Terceira Qualidade:
- Acreditam no poder de suas intenções;
- Eles sabem que podem materializar a sua visão.
Quarta Qualidade:
- São ótimos contadores de histórias que têm apelos às pessoas.
Quinta qualidade:
- Quando lhe perguntam a razão do seu sucesso, respondem: “eu tive sorte”; ou eles são religiosos e dizem, “Deus estava ao meu lado ou muitas coincidências aconteceram na minha vida”.
Sexta Qualidade:
- São pessoas felizes, pois não dá para ser infeliz e ser um grande líder.
E você, que está lendo esse texto agora... Identifica-se com essas qualidades? Está se preparando para se tornar / ou se manter um Líder Extraordinário?
Acredito muito que as empresas serão mais competitivas e mais produtivas à medida que tivermos mais líderes extraordinários dirigindo-as.
E acredito também que essa transformação deverá nascer dentro de cada líder, da vontade de ser e fazer diferente, do compromisso com a qualidade de suas competências e do respeito às pessoas.
Se quiser ler a reportagem na íntegra, é só clicar no link abaixo:
http://www.rtd.com.br/
Abraços a todos!
segunda-feira, 1 de março de 2010
Remuneração - Dicas para Negociar o seu Salário
Aos meus alunos do curso de Remuneração & Benefícios e outras pessoas que estão interessadas no tema...
Segue abaixo o link de um vídeo da consultora Eliana Saad, falando sobre dicas para negociar o seu salário numa entrevista de emprego.
Notem que ela enfatiza muito a questão de considerar a Remuneração como um todo e não somente o valor do salário, assunto que temos discutido muito em sala de aula. Vale a pena assistir!!
http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/videos/negocie-seu-salario-491397.shtml
Abraços a todos!!
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Os Executivos e seus Sucessores
Uma pesquisa realizada pela Korn/Ferry e publicada na Revista Você SA deste mês, afirma de 65% dos executivos brasileiros sabem quem assumiria seu lugar, caso deixassem a empresa.
Ao ler esse dado, fiquei pensando um pouco na responsabilidade desses líderes e também de suas equipes de RH para identificar, desenvolver e preparar sucessores para posições-chave dentro das organizações.
Este assunto ainda é muito polêmico e deve ser tratado com muita assertividade dentro das organizações.
É comum encontrarmos pessoas que estão sendo preparadas como sucessores, mas que estão desmotivadas, sem perspectivas, sem o desenvolvimento adequado ou até sendo motivo de “piadas” entre os demais colegas de trabalho.
Na minha opinião, um bom programa de sucessão começa com a credibilidade de todos dentro da organização, com ferramentas adequadas e objetivas de identificação de potencial, com programas focados em desenvolvimento técnico e comportamental e finalmente, com um alto índice de aproveitamento daqueles profissionais que foram preparados.
Claro que é praticamente impossível uma organização “aproveitar” todos os seus potenciais, mas o que não pode acontecer é ter um programa desse tipo onde praticamente todos os high potentials ficam eternamente preenchendo formulários, participando de treinamentos, recebendo informações sobre sua carreira e no fim de tudo, não são promovidos, não vislumbram crescimento e se desmotivam por não sentirem que agregam para as organizações e vice-versa.
Eu acredito muito que uma ferramenta que não pode faltar nesse programa é o Coaching, que auxilia as pessoas a encontrarem os rumos de sua carreira, encontrar respostas para as dificuldades da gestão no dia-a-dia, entre tantos outros objetivos.
Nesse contexto, o papel do RH torna-se cada vez mais essencial, os seus profissionais devem cada vez mais entender as necessidades e o futuro da organização para que possam auxiliar os executivos a fazerem a escolha certa no momento de pensar em seus sucessores e definirem os seus programas de desenvolvimento de forma adequada.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Nossos Líderes sabem Demitir?
Uma das maiores preocupações e desafios da liderança, é demitir um funcionário, seja por baixo desempenho ou mesmo por necessidades diversas da empresa, como reestruturações, corte de custos, entre outros.
É impressionante como nessa hora, faltam palavras para explicar o motivo justo, falta apoio por parte do gestor para a continuidade da carreira do funcionário, falta ser mais humano e sensível ao momento.
Estou falando desse assunto porque no último sábado fui ao cinema assistir ao filme “Amor sem Escalas” e, dentre tantos assuntos abordados, o personagem principal Ryan, representado por George Clooney, trabalha em uma empresa onde a sua principal atribuição é viajar pelas empresas do mundo todo demitindo pessoas, ou seja, fazendo o trabalho que o líder deveria fazer.
Claro que trata-se de um filme, mas quantas vezes podemos observar a total falta de preparo dos gestores ao ter que enfrentar situações assim? Quantas vezes vemos esses mesmos gestores culpando a crise, o tempo, a tecnologia quando na verdade deveriam dar um feedback justo ao funcionário?
Ao falarmos para o funcionário quais pontos de desenvolvimento ele tem, estamos dando a ele a oportunidade de melhorar para a próxima oportunidade que terá. Estamos sendo justos, humanos, líderes. Estamos reconhecendo sim que todos temos falhas e que, em alguns momentos, elas não podem ser aceitas naquela empresa, mas que isso não significa o fim de uma carreira ou mesmo de uma vida.
Mais do que recomendar que assistam ao filme, recomendo que você faça uma análise das demissões que fez até hoje (ou que sofreu, se já passou por isso durante sua vida profissional) e reflita sobre o que poderia ter sido melhor, sobre o que você poderia ter feito para deixar aquele funcionário mais seguro, mais confiante, com menos sofrimento.
Esse também é um importante papel do líder... olhar com os olhos do coração para perceber que atrás de todo profissional existe uma pessoa que merece ser tratada com respeito e dignidade.
Abraços a todos!!
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Um Ano 10 pra Você!!
Olá amigos... No meu primeiro "insight" de 2010, gostaria de publicar aqui um texto de autoria de Alexandre Pelegi e Irineu Toledo, que muito sabiamente, conseguiram transformar o desejo de um Feliz Ano Novo em uma mensagem maravilhosa, cheia de energias positivas... Espero que gostem!!
A gente estuda para tirar 10... É o máximo do desempenho, a representação numérica para o conceito de "ótimo". Carregamos em nossa cultura uma mística que credita ao número 10 o símbolo da perfeição e da excelência. Já reparou que ao dizermos que alguém é 10, é o mesmo que afirmar, sem rodeios, que alguém é o máximo?
Talvez não seja coincidência o fato de Pelé ter carregado um 10 nas costas... Isso não explica o poder desse número, mas reforça mais ainda o estigma. Graças a ele - e depois a ídolos como Maradona e Zico e muitos outros - o 10 tornou-se o melhor emblema para o status de craque.
Na matemática 10 é um número completo - no sistema decimal, todos os números correm em ciclos de 10. E 10 são os dedos das mãos, mãos que afagam, que carregam, que cumprimentam, que amparam... 10 são os dedos dos pés, pés que te levam adiante, que te ligam à terra, que te impulsionam para frente.
Pitágoras via no 10 a unidade sintética, a unidade universal. Na cabala, 10 são os atributos divinos: Sabedoria, Entendimento, Conhecimento, Bondade, Severidade, Harmonia, Perserverança, Esplendor, Apego e Realeza. 10 são os testamentos sagrados. E 10 é o símbolo da Divindade, representa a imagem da eternidade e do poder ordenador.
A numerologia ensina que o 10 é o número perfeito por excelência - representa todos os princípios da divindade evoluindo e reunindo-se numa nova unidade. A gente não se dá conta, mas o 10 é ao mesmo tempo fim e começo, plenitude e gozo, morte e renascimento. É o auge e o fim, ao mesmo tempo que nos sugere o início de um novo desafio.
Pois é, Ser 10, em nossa cultura, é Ser Mais, é estar no topo, à beira da perfeição. É ser Pelé, é ser craque, é ser excelente naquilo que faz...
Mulher nota 10, carro nota 10, empresa nota 10, marido nota 10, filho nota 10, profissional nota 10... E que você - e este é o MEU desejo - tenha um ano 10! Um ano de craque... Um ano pleno!
Complemento o texto, desejando que você seja um líder nota 10!! Que permita "revisitar" suas atitudes e comportamentos de líder, de profissional... e que continue fazendo aquilo que é certo e faça uma listinha daquilo que você precisa começar a fazer, parar de fazer e fazer melhor! E faça...
Abraços e Feliz 2010!!
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Mais um Fim... E a Oportunidade de um Novo Começo!
2009 está terminando... e como sempre, nessa hora paramos para fazer um balanço de tudo o que nos aconteceu: o que deu certo, o que foi melhor do que imaginávamos, o que não foi tão bom, o que saiu completamente errado...
Mas sempre é tempo de renovar esperanças, de fazer novos planos, novos sonhos... ou lutar pelos planos e sonhos antigos que ainda não se realizaram. Gosto muito de um poema de Drummond, que diz mais ou menos assim:
"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra frente, tudo vai ser diferente."
Ao ler esse poena, entendo claramente que é sim importante esse momento de "parada", de "reflexão" e de busca pelas esperanças.
Aproveite o seu tempo ocioso das festas de fim de ano (se você está "livre" das rotinas do seu trabalho nesse período... rsrsrs) e reflita o que quer realmente para 2010. Mas não liste um milhão de coisas (afinal ter um milhão de amigos é muito bom, mas um milhão de planos para cumprir em apenas 12 meses, convenhamos que é bem difícil!). Priorize, registre, estabeleça metas, planos de ação e cumpra o que estiver ali. Faça um acordo consigo mesmo e cobre-se diariamente...
E quando estiver fazendo os seus planos, se achar interessante, lembre-se de alguns conselhos deixados nessa mensagem que está abaixo. Tive acesso a ela navagendo pelo blog de uma amiga muito querida (Patricia) e me fez refletir muito sobre quais serão minhas poucas, mas importantíssimas prioridades para 2010!
----- ----- ----- ----- ----- ----- ----- -----
AUTORA: REGINA BRETT, 90 ANOS, DO JORNAL THE PLAIN DEALER, CLEVELAND, OHIO
Para comemorar o avanço da idade, anos atrás anotei 45 lições que a vida me ensinara. Foi a matéria mais solicitada que escrevi em toda a minha vida de colunista. Em agosto meu odômetro marcou 90, então vai aqui mais uma vez a receita:
1. A vida não é justa, mas não deixa de ser boa.
2. Quando estiver em dúvida, só dê o primeiro pequeno passo.
3. A vida é muito curta para se perder tempo odiando alguém...
4. Seu emprego não vai cuidar de você quando ficar doente. Seus amigos e parentes é que farão isto. Fique em contato.
5. Pague suas dívidas no cartão todos os meses.
6. Você não precisa sair ganhando em todas as discussões. Concorde em discordar.
7. Chore com alguém junto. Cura mais do que sozinho.
8. Não tem problema ficar bravo com Deus. Ele aguenta.
9. Poupe para a aposentadoria começando com o primeiro pagamento que recebe.
10. Chocolate? Inútil resistir.
11. Faça as pazes com o passado, para que não estrague o presente.
12. Não tem problema em deixar seus filhos verem você chorar.
13. Não compare sua vida com outras. Você não tem noção da jornada que elas são.
14. Se um relacionamento for secreto, melhor não tê-lo.
15. Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe, Deus nunca pisca.
16. Respire fundo, que esfria a cabeça.
17. Descarte tudo que não seja útil, lindo ou levante o astral.
18. O que não mata, realmente te deixa mais forte. [Em bom português: o que não mata, engorda.]
19. Nunca é tarde demais para se ter uma infância feliz. Mas a segunda depende só de você, de ninguém mais.
20. Quando o negócio é conseguir o que você ama na vida, não aceite "não" como resposta.
21. Acenda as velas, use o melhor lençol, use aquela lingerie de luxo. Não guarde para uma ocasião especial. Hoje é especial.
22. Prepare-se além do necessário. Depois, acompanhe o andar da carruagem.
23. Seja excêntrico agora mesmo. Não espere a velhice para usar extravagâncias.
24. O mais importante órgão sexual é o cérebro.
25. Ninguém é responsável pela sua felicidade, só você mesmo.
26. Debaixo de cada desastre coloque a seguinte legenda: 'Daqui a cinco anos isto ainda terá importância?'
27. Opte sempre pela vida.
28. Perdoe tudo e a todos.
29. O que os outros pensam de você não é da sua conta.
30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo.
31. Por melhor ou pior que seja a situação, ela vai mudar.
32. Não se leve a sério demais. Os outros também não o fazem.
33. Acredite em milagres.
34. Deus ama você pelo que ele é, não por qualquer coisa que você tenha feito ou deixado de fazer.
35. Não faça uma auditoria da sua vida. Apareça e dê o melhor de si agora mesmo.
36. Entre envelhecer e morrer jovem, a primeira opção dá de 10 a 0..
37. Seus filhos só têm uma infância.
38. Ao fim e ao cabo, o que realmente importa é que você amou.
39. Dê uma saída todos os dias. Há milagres esperando por toda a parte.
40. Se amontoássemos nossos problemas e víssemos as pilhas dos outros, faríamos questão de ficar com os nossos.
41. Inveja é perda de tempo. Você já tem tudo de que precisa.
42. O melhor ainda está por vir.
43. Não importa como está se sentindo – levante-se, ponha a roupa e compareça.
44. Ceda..
45. A vida não é uma flecha que, uma vez disparada, sai voando sozinha, mas não deixa de ser uma dádiva.
Seja Feliz em 2010... e daqui pra sempre!!
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
A Importância do Networking
Semana passada estive no CBTD 2009 – Congresso Brasileiro de Treinamento & Desenvolvimento. Caminhando pelas salas e pelos stands dos expositores, pude novamente reforçar o pensamento que tenho a respeito da importância do networking... Cada vez mais temos que estar juntos, próximos aos acontecimentos e às pessoas.
Muitas vezes, quando vamos a um evento, não gostamos muito do conteúdo ou achamos que não foi totalmente produtivo, como esperávamos. (O que não foi o caso do CBTD, obviamente, que teve um ótimo conteúdo e que vou comentar aqui em outras oportunidades).
Mas, se fizermos um novo contato, uma nova amizade, uma nova conexão, certamente esse evento terá tido muito mais valor do que somente pelo conteúdo apresentado.
Conhecer, conversar, debater... verbos que devem estar presentes na mente de todos os profissionais, e especialmente na mente dos profissionais de RH. O que é a nossa área se não entender como as pessoas pensam, o que elas querem, no que elas acreditam? Como fazer essa conexão com as necessidades das organizações, atingindo os resultados e mantendo as pessoas felizes em seus trabalhos? E como saber isso sem conversar, sem trocar experiências, sem ouvir, sem conhecer realidades diferentes?
Temos muito para evoluir nessa área, mas essa evolução começa conosco...
Sugiro que cada um de nós estabeleça um objetivo mais ou menos assim: “Quantas pessoas novas vou conhecer em 2010?” E siga fielmente esse objetivo.
Apesar de toda a tecnologia, acredito muito que não é possível viver sem o contato com outras pessoas!
Muitas vezes, quando vamos a um evento, não gostamos muito do conteúdo ou achamos que não foi totalmente produtivo, como esperávamos. (O que não foi o caso do CBTD, obviamente, que teve um ótimo conteúdo e que vou comentar aqui em outras oportunidades).
Mas, se fizermos um novo contato, uma nova amizade, uma nova conexão, certamente esse evento terá tido muito mais valor do que somente pelo conteúdo apresentado.
Conhecer, conversar, debater... verbos que devem estar presentes na mente de todos os profissionais, e especialmente na mente dos profissionais de RH. O que é a nossa área se não entender como as pessoas pensam, o que elas querem, no que elas acreditam? Como fazer essa conexão com as necessidades das organizações, atingindo os resultados e mantendo as pessoas felizes em seus trabalhos? E como saber isso sem conversar, sem trocar experiências, sem ouvir, sem conhecer realidades diferentes?
Temos muito para evoluir nessa área, mas essa evolução começa conosco...
Sugiro que cada um de nós estabeleça um objetivo mais ou menos assim: “Quantas pessoas novas vou conhecer em 2010?” E siga fielmente esse objetivo.
Apesar de toda a tecnologia, acredito muito que não é possível viver sem o contato com outras pessoas!
Assinar:
Postagens (Atom)






