domingo, 22 de janeiro de 2012

Comunicação Não-Violenta - Parte 1

Essa semana, comecei a ler o livro "Comunicação Não-Violenta" (Marshall B. Rosenberg - Ed. Ágora), por recomendação de uma amiga querida (Patricia Buzolin - Inprove Conteúdo).

Ainda não terminei o livro, mas estou tirando imensas lições sobre como podemos melhorar os nossos relacionamentos, sejam pessoais, profissionais, através desse processo de comunicação. 

De maneira muito simplista e resumida, a CNV (Comunicação Não-Violenta) baseia-se em "habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas".  (pág 21).

Certamente escreverei mais sobre esse tema aqui, mas me chamou muito a atenção, logo no início do livro, um poema de Ruth Bebemeyer, que mexeu demais comigo, me fez refletir sobre como tenho me comunicado com o mundo e as pessoas ao meu redor. 

Quero postá-lo aqui e convidar você a refletir sobre o significado dessas palavras... Espero que elas mexam com você da mesma forma como mexeu comigo e lhe permita uma reflexão mais aprofundada sobre como você tem se comunicado...


PALAVRAS SÃO JANELAS (OU PAREDES)

Sinto-me tão condenada por suas palavras
Tão julgada e dispensada.
Antes de ir, preciso saber:
Foi isso que você quis dizer?
Antes que eu me levante em minha defesa,
Antes que eu fale com mágoa e medo,
Antes que eu erga aquela muralha de palavras,
Responda: eu realmente ouvi isso?
Palavras são janelas ou são paredes.
Elas nos condenam ou nos libertam.
Quando eu falar e quando eu ouvir,
Que a luz do amor brilhe através de mim.
Há coisas que preciso dizer,
Coisas que significam muito para mim.
Se minhas palavras não forem claras,
Você me ajudará a me libertar?
Se pareci menosprezar você,
Se você sentiu que não me importei,
Tente escutar por entre as minhas palavras
Os sentimentos que compartilhamos.

Ruth Bebemeyer

Nos próximos posts, falarei mais a respeito desse tema... O que posso dizer a princípio, é que já sei que muito tenho a aprender sobre o assunto... E que a CNV é realmente um processo poderoso para melhorar os nossos relacionamentos.

Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário