segunda-feira, 16 de julho de 2012

Profissão: COACH



Já fiz alguns posts aqui falando do Processo de Coaching. Fiz a certificação com o ICI (Integrated Coaching Institute) no ano passado, mas desde 2007 venho utilizando essa importante ferramenta de desenvolvimento de líderes e dos profissionais em geral nas empresas onde tenho trabalhado, sempre com excelentes resultados.

E na última sexta-feira, o Jornal da Globo trouxe uma reportagem sobre a profissão de Coach. É fato que, com o mercado aquecido, a pressão por resultados e a necessidade de entregar cada vez mais um trabalho com mais qualidade e com menos recursos, os profissionais em geral estão se sentindo "desamparados", precisando de uma orientação, de uma ajuda profissional para atingirem os seus objetivos. E o papel do Coach é fundamental nesse processo, trazendo resultados no curto prazo e principalmente, mudanças "duradouras" na vida profissional das pessoas.

O principal foco num processo de coaching é ajudar as pessoas avançarem em relação às suas metas mais importantes, realizando seus objetivos e criando a sua versão ideal de vida e carreira. O foco é sempre nas possibilidades futuras, transformando-as em realidade.

Entretanto, é preciso saber escolher o profissional. Aqui vão algumas dicas importantes para ajudar na sua escolha:

- Certifique-se que o profissional escolhido tem uma boa formação em Coaching. Você pode inclusive entrar em contato com a instituição onde o profissional se certificou para ter referências.
- Busque referências de outros clientes (coachees) que já passaram pelo processo com esse profissional. Explore a metodologia utilizada e veja se você se adapta ao modo de trabalho utilizado.
- Verifique se ele estabelece um contrato de prestação de serviços com você, deixando claro os papéis e responsabilidades de cada um para êxito no programa.
- Se você fará o coaching através da sua empresa, peça auxílio para a área de Recursos Humanos, que pode te orientar sobre o melhor processo para você.

Um bom processo de coaching executivo geralmente tem duração de, em média 10-12 sessões. Não acredite em milagres! Seu esforço e dedicação será fundamental para ter sucesso e atingir os objetivos desejados.

Eu particularmente, acredito muito nesse processo! 

Vale a pena conferir a reportagem:


Abraços!

2 comentários:

  1. Milena, muito legal seu posting, cada vez mais é importante orientar as pessoas que estão em busca desse processo. Também é interessante acrescentar que se o coach tiver feito a formação em uma escola credenciada pela ICF (International Coach Federation) será uma boa referência. Inclusive a pessoa que está fazendo a escolha do coach pode acessar o site da ICF http://www.coachfederation.org/ e verificar se seu coach faz parte dessa comunidade de desenvolvimento.
    Abraço e continue trazendo para nós sua experiência e ideias!

    ResponderExcluir
  2. Excelente Patricia! Obrigada por acrescentar essa informação super importante a um assunto que ganha cada vez mais espaço na mídia!

    Para quem quiser conhecer o trabalho de uma excelente coach, aí está a dica - Patricia Buzolin - Inprove Conteúdo. Visite o blog e saiba mais. (http://inproveconteudo.blogspot.com.br)

    Recomendadíssima pelo profissionalismo e competência!

    ResponderExcluir