Trabalho com desenvolvimento de líderes há mais de uma
década. Líderes de todos os níveis organizacionais, de diferentes países,
diferentes áreas e com experiências distintas. São eles que movem as pessoas a
atingirem resultados, a buscarem o extraordinário, a se motivarem e seguirem
crescendo e acreditando nas organizações para quais trabalham.
Entretanto, eu não vejo formas de que isso aconteça sem uma
habilidade fundamental da liderança: ESCUTAR. Parar para realmente escutar o
que o outro está dizendo, observar a outra pessoa através da sua capacidade de
comunicação verbal e não verbal, olhar além dos olhos e perceber sentimentos e
necessidades.
Ao mesmo tempo, cada vez aumenta mais o número de liderados
que me dizem: “meu líder não me escuta”, “não tenho espaço para uma conversa
franca”, “sou interrompido todas as vezes que estou falando com ele”.
Meu questionamento hoje é: o que está acontecendo com nossos
líderes, ou melhor, com nossas organizações? Por que temos tanta dificuldade em
parar um minuto de mexer no nosso computador ou celular e dedicar um tempo a
realmente prestar atenção no outro?
Tenho algumas suposições que tenho testado e que, ao meu
ver, têm se concretizado como verdadeiras:
1 – A pressão por resultados é tão grande, especialmente em
momentos de crise, que os líderes sentem-se “perdendo tempo” escutando o outro,
já que imaginam ter a resposta para tudo (ou então, já receberam a resposta de
cima, também de seus líderes que não o escutou).
2 – Não estamos preparando adequadamente nossos líderes para
lidarem com o outro – dar atenção, escutar, falar de sentimentos e de
necessidades (Ouso dizer que a Comunicação Não Violenta deveria estar no currículo
de desenvolvimento de qualquer líder).
3 – A tecnologia nos tira a atenção. O líder até se esforça
no início da conversa para prestar atenção, mas chega o WhatsApp, o email, a
ligação... e o foco se perde no mesmo instante.
4 – Não queremos escutar! Sim, muitas vezes estamos tão
fechados na nossa ideia, nas nossas concepções e nos nossos modelos, que
escutar o outro dá trabalho... Teremos que refletir, argumentar e eventualmente
mudar de opinião... E o líder sempre aprendeu que tem razão... como poderia
mudar de opinião?!
Li uma frase um dia desses,
que me chamou muito a atenção:
“Ouvir é
ser capaz de ser alterado pela outra pessoa” – Alan Alda.
Parei para pensar um pouco no que essa frase tão curta e tão
profunda poderia ensinar aos líderes. Penso que as escolas e cursos de
liderança estão longe de ensinar o conceito do ESCUTAR... falamos de técnicas,
do que fazer e não fazer... mas não falamos do que está por trás disso... dos
verdadeiros benefícios em escutar, das dificuldades que vão enfrentar, dos
paradigmas que precisam quebrar...
De nada adianta ensinar a técnica sem falar do conceito...
sem falar do ganho... da importância. E da necessidade de estar aberto a
mudar... mudar sua opinião, seu comportamento... Sair da posição de “eu sei
tudo sobre isso” para “fale mais sobre isso”.
Acredito que está na hora de rever o processo de preparação
e desenvolvimento dos nossos líderes ao passo que as organizações também devem
se preocupar de maneira equilibrada com as pessoas e seus sentimentos e com os
resultados a serem atingidos. Entenderem de uma vez por todas que estão
totalmente relacionadas. Quanto mais escutado e respeito for o liderado, mais
comprometido com os resultados... parece uma frase feita, mas não está fácil
tirá-la do papel e vê-la vivenciada no dia a dia...
Você já parou para escutar alguém hoje?
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